segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Amigo Strateiro: Giannini Stratosonic


Essa é para os amantes de guitarras brasileiras vintages, uma Giannini Stratosonic anos 90 das mais bonitas que já vi. Lembrando a todos que eu decidi fazer uma maratona de posts da coluna amigo Strateiro em razão da procura ter aumentado pelo blog, é uma forma de celebrar os 100 mil views que atingimos hoje na data de 10/08/2015.

Vocês também devem lembrar que convidei para o mês de Agosto o amigo Allan Richards, proprietário de outra nacionalíssima Giannini StratoSSonic Made in Brazil. (O modelo dele do final dos anos 80 trazia como característica os dois SS, já nessa de meados dos anos 90 o Stratosonic voltou a ter apenas um "S" voltando ao padrão original da escrita da Stratosonic dos anos 70, quando o modelo foi lançado).

Conforme mencionei nas outras vezes, outras pessoas também podem usar esse espaço para compartilhar informações e experiências com seus instrumentos, nada mais legal do que somar vivências. Quer que sua Stratocaster seja postada no blog? Entre em contato conosco. A única regra é: o instrumento precisa "ser strato" e o amigo precisa "ter a strato". 


Nome: Fabricio Souza Barbosa
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Proprietário: Giannini Stratosonic
Serial Number: --


Especificações do modelo:
Nome: Giannini
Modelo: Stratocaster
Série: Stratosonic
Madeira do corpo: Cedro
Madeira do braço: Marfim
Número de casas: 21 casas
Madeira da escala: Pau ferro
Chave seletora:
Configuração dos captadores: SSS Captadores:
Ponte: Vintage Style – 6 parafusos
Controle: 1 Vol e 2 Tones
Cores: Fiesta Red 
Escudo: Original branco one ply
Knobs: Vintage White
Serial Number: --
Fabricação: Made in Brazil 
Ano: 199?
Período de fabricação: 1992 / 1995
Fabricante: Giannini







Conte um pouco da sua história com o instrumento: onde, como e quando comprou.


A guitarra primeiramente chegou até a mim para uma reforma em Julho do ano passado. Veio de longe; interior do Rio, e o dono fez questão de traze-la pessoalmente. Me disse que havia ganho de um amigo que deixou abandonada em um porão por anos e queria reforma-la. Estava horrível, muito suja, com ovos e filhotes de barata dentro, as ferragens oxidadas, os trastes muito gastos, a maioria com buracos, sem potenciômetros, knobs, literalmente um lixo, mas assim que bati os olhos naquele Fiesta red foi paixão à primeira vista, não só pela cor mas sabia que tinha em mãos uma guitarra muito boa, venho estudando essas guitarras já uns anos, daí depois de alguns dias ela estava pronta, linda, limpa e bem cuidada. Pude comprovar o que já sabia, era uma guitarra especial.




No ato da entrega disse ao dono que se um dia fosse vender eu seria o primeiro da fila, que seria o primeiro a comprar. Um ano depois ele me retorna com uma proposta, tinha uma violão com um valor sentimental muito grande e precisava também reformá-lo, o violão como estava acabadíssimo, e ele sabia que sairia bem caro, resolveu me oferecer a guitarra em troca, lógico topei na hora, a guitarra estava impecável como eu havia deixado um ano antes, reguladíssima, foi só ligar e tocar.



A quem quiser ver como foi feita a reforma da guitarra segue o link abaixo:


Para você, o que representa ter uma Giannini Stratosonic?

Sempre fui fã de Stratocaster, acho um modelo de guitarra bem bonito e confortável além de ser bem versátil, também sou fã de música brasileira dos anos 60 até os 90 e sei que a Giannini foi responsável por fazer muito moleque na época sonhar. Muita gente queria montar suas bandas da garagem influenciados, ou não, pela tropicália, muita banda de baile tocava com Giannini, é muita história envolvida em um instrumento nacional.




Desde que tive minha primeira Stratosonic AE08 1977 pude sentir um pouco dessa história nas mãos, não tinha um padrão de qualidade como hoje em dia muitas marcas têm, muita coisa era feita à mão, e pra mim isso tem mais valor do que qualquer coisa feita por máquinas, cada guitarra é única, os escudos por exemplo eram bem tortos. Apesar de ser uma marca que tem hoje 115 anos, naquela época era tudo muito recente ainda, possuo algumas aqui que já existiam quando eu nem tinha nascido, Imagino por onde elas já passaram, ou pelas mãos de quem até chegar nas minhas mãos. Ter uma Giannini Stratosonic é como colecionar sonhos. 





Como você definiria o som desse instrumento?


Essa Fiesta red foi feita pela Giannini em uma época, se não, nos mesmos anos que a Giannini produziu um lote de 5 mil guitarras para a Fender, a linha chamada Southern Cross, segundo o próprio Carlos Assale, responsável por essas guitarras.

Já por esses anos, a empresa já tinha uma padrão de qualidade melhor, existiram safras boas e safras ruins, e essa com certeza foi uma das melhores. Corpo em Cedro da melhor qualidade, não sendo peça única, braço em marfim e escala em pau ferro, o que equilibra muito o som do Cedro que já é um pouco mais gordo, a escala foi uma ótima escolha. É uma verdadeira Stratocaster com um som bem característico, limpo, com brilho e estalado, mas sem perder os médios e graves por conta do cedro. A captação em alnico com saída bem alta, imagino algo em torno de 7k.



Qual o principal ponto forte dessa guitarra?


O acabamento, corpo e braço; é tudo muito bem construído, o shape do braço é perfeito,, pegada suave, pega regulagem muito bem, As madeiras foram muito bem escolhidas, e até a pintura mesmo com algumas pancadas dá pra ver que foi bem feita.


Qual o principal ponto fraco dessa guitarra?

Quando uso a alavanca ela desafina um pouco. Ainda não troquei as cordas, mas quando peguei cortei um pouco do excesso que tinha, melhorou um pouco a afinação. Ela está regulada com .009 e nas minhas outras uso .011, acho que vibram menos e posso deixa-las bem baixinhas sem trastejar, ainda mais por que acostumei tocar sem palheta.


Pretende fazer algum upgrade ou alguma modificação na guitarra?

Não, costumo deixar todas as minhas guitarra originais, essa está em um estado excelente, as ferragens são bem modestas.
O que você diria as pessoas que não conhecem as Stratosonics ou que sempre duvidaram da proposta da Gianinni em relação a baixa qualidade desses modelos brasileiros?
O pessoal tem muito preconceito com instrumentos nacionais, alguns falam mal mas nunca tocaram mais do que 3, ou talvez tenham pego uma não muito boa, já tem aqueles que nunca tocaram, mas diz que é ruim por que leu por aí. Eu por sorte todas que tenho são bons, A Fiesta red está entre as melhores. Se nós mesmos não valorizamos o que temos aqui, a coisa não vai pra frente nunca. O próprio Robert Plant do Led Zeppelin tem uma craviola 12 cordas, por exemplo, o maior sucesso do 4 Non Blondes foi gravado com uma igual, e já vi muita gente aqui falando mal dos mesmo instrumentos. Falam mal de instrumento nacional mas pagam caro em Fender chinesa pra dizer que tem uma, inclusive já peguei algumas e comparei com as Stratosonics e afirmo com total certeza, não perde nada pra uma Fender.




Fabricio Souza Barbosa









18 comentários:

  1. Oh companheiro eu tenho uma da mesma cor, só que ela é a stratoSSonic. O que VC me diz desta com 2ss?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São anteriores ao modelo do post, final da década de 80 e início da década de 90

      Excluir
  2. Tenho uma preta toda reformada, modelo stratossonic com dois SS, e outro detalhe interessante a parte de traz do headstock tem o endereço da rua Carlos Weber e uma escrita maior dizendo "Madeira Climatizada", voce saberia me informar qual o ano dela, o modelo descrito é GG08 FN. Sequiser posso mandar algumas fotos dela.. Obrigado...excelente o Seu Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, as GG08 pertencem ao período final dos anos 80 e início dos anos 90. Abraços.

      Excluir
  3. Olá william,
    Possuo uma stratosonic com 1 S, preta, chave com 3 posições e com os captadores protegidos por uma "capa branca"
    atrás está escrito "seasoned wood - made in brazil"
    Não possui endereço,
    apenas o numero CGC 61196119/0001-76

    ResponderExcluir
  4. HOLA AMIGOS,VIVO EN ARGENTINA,BUSCO INFORMACION SOBRE UNA GUITARRA STRATO ELECTRICA GIANNINI SUPERSONIC SU SERIE ES :CGC 61196119/0001-76,,,,DE QUE AÑO SERA SU FABRICACION
    ??,,GRACIAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola hermano! Então, como esse blog é em sua essência apenas sobre guitarras Stratocasters, você não encontrará nenhuma ou quase nenhuma informação sobre as Supersonic. Envie email para o meu contato: lwnk@bol.com.br com as fotos da guitarra e poderei te dar as informações desejadas. Abraços!

      Excluir
  5. A minha StratoSSonic tem a escala no próprio braço, no estilo da AE08 do catálogo Giannini 1978/79. Isso quer dizer que ela é do final dos 70 início dos 80?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, se a sua já tem dois "SS" significa que foi construída no final dos anos 80 mesmo, abração!

      Excluir
  6. Adquiri uma stratosonic gg08, quais captadores vc recomenda caso queira substituí-los?

    ResponderExcluir
  7. Ganhei uma stratosonic AE08 de presente de um amigo. Escudo preto pontudo, cor de madeira e mostra que tem pelo menos 5 partes de madeira. Aparentemente toda original, mas foi envernizada. A chave está com cinco posições, me reparei que foi adaptada porque no escudo aparece um furo de parafuso pra uma medida menor.. Como saber o ano dela (é o que mais queira saber) e o que é de fato original nela?

    ResponderExcluir
  8. Deu até vontade de tirar Sultans of Swing (Dire Straits) nessa Giannini!!

    ResponderExcluir
  9. Ola tenho uma GIANINNI STRATOSONIC COM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES "SEASONED WOOD CGC 61 196 119/0001-76 E COM OS POLOS DOS CAPTADORES COBERTOS PELA CAPINHA ...
    TERIAM COMO ME DA INFORMAÇÕES SOBRE O ANO DE FABRICAÇÃO , MADEIRAS, FERRAGENS E A PARTE ELETRICA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tenho uma stratosonic igual a sua, Eu tbm gostaria de saber o ano de fabricação,, se puder me ajudar te agradeço,boa tarde.

      Excluir
    2. Bom dia , tenho uma dessa tbm e tenho a mesma dúvida .

      Excluir
  10. Tenho uma vermelha igual essa que vc reformou. A 16 anos estava abandonada na casa dele.Ele sempre me falava que tinha uma guitarra velha e queria me vender. Um dia ele me disse que estava incomodando, trancando espaço pedi que mandasse me levar. Quando vi não acreditei! Toda suja, sem cordas,mas imediatamente providenciei os consertos. Recebi como um presente de Deus.

    ResponderExcluir