quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Raridade do mês: Fender Stratocaster Masterbuilt Custom Shop George Amicay


Olá amigos, venho trazer nesse post dedicado à raridade do mês de Fevereiro uma edição produzida pela Fender, mais precisamente por George Amicay e John Page, sendo assinada pelo John Page. Trata-se, segundo o vendedor, de um instrumento que teria sido feito sobre encomenda para um pastor muito conhecido nos EUA, que já morreu. É claro que, quando leio a história dessa guitarra, me vem na cabeça a imagem daqueles pastores americanos que contratam uma banda inteira para tocar suas músicas no melhor estilo gospel e o mesmo subindo no palco com a guitarra mais cara e especial do mundo [geralmente uma Fender] para fazer de conta que está tocando, mas sua guitarra muitas vezes nem plugada está hehehe. Mas voltando à guitarra, o vendedor também informa que apesar de ter certificado de autenticidade, não apresenta número de série. Nada mais justo, se você tem poder aquisitivo para mandar construir uma guitarra especialmente feita para você e com as características que deseja, a Fender não necessariamente irá colocar um número de serial, por mais estranho que isso possa parecer.


O maior mistério que ronda esse instrumento pode ser encontrado em uma gravação na escala: entre o 12º traste tem gravado "EPH 2:10". Claramente, trata-se de uma passagem da bíblia. (Ephesians 2:10), traduzindo: Efésios 2:10, "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas". Realmente, se essa guitarra não pertenceu a um pastor, então só pode ter pertencido a algum fiel ou devoto da igreja, quem mais faria isso?


Especificações técnicas:

-Nome: Fender®  
-Modelo: Stratocaster 
-Série: Custom Shop - Masterbuilt George Amicay 
-Madeira do corpo: Não especificada pelo vendedor [Ash] 

-Madeira do braço: Não especificada pelo vendedor [Maple]
-Body Shape: Stratocaster®
-Escala: Ébano
-Número de casas: 21
-Trastes: Não especificada
-Finish do braço: Não especificada
-Headstock: Small '50s Style
-Neck Plate: Standard 4 furos
-Configuração dos captadores: S/S/S
-Captadores: Não especificados
-Chave seletora: 5 posições [Fender® Five Way Selector Switch]
-Cor: Translucid Red
-Acabamento do Hardware: Chrome Gold
-Ponte: Vintage Style Synchronized Tremolo 
-Tarrachas: Fender® Vintage style
-Escudo: White Aged Pearl
-Knobs: Brancos
-Controles: 2 tone e 1 volume 


As fotos deste post retratam a guitarra que esteve por um tempo anunciada no site de vendas do Mercado Livre: 





É possível observar a marcação na 12º traste com a inscrição: "EPH 2:10". Além disso, uma combinação perfeita do hardware gold com o escudo na opção "Aged Pearl", que completam as linhas destacadas do Ash sobre o vermelho translúcido. Realmente, o pastor teve muito bom gosto em personalizar o instrumento da forma que o vemos atualmente, uma Fender com um toque especial da Custom Shop... Desejo de muitos, realidade para poucos!!!






Algumas pessoas não gostam de ver o headstock das stratocasters pintado na mesma cor do instrumento, particularmente acho que caiu bem na cor Translucid Red com os caracteres "Fender Stratocaster" na opção prata, característica presente nos instrumentos da linha de produção Custom Shop e Deluxe, o que dá um toque refinado e especial ao instrumento, nada mais merecido já que me parece ser um exemplar único.




Bem ao fundo é possível ver os veios da madeira [o que me pareceu ser Ash], bem como a presença do logo "Custom Shop" gravado no Neck Plate com quatro parafusos. O braço foi pintado igualmente ao corpo, fico imaginando como seria uma Fender com braço inteiriço.. A única coisa estranha que achei foi em relação ao backplate estar muito branco [White Pearl], não fechando o par com o escudo que parece vir na opção Aged Pearl.





 Logo "Custom Shop" gravado no Neck Plate 



Tarrachas Fender vintage style. Estranhamente, é possível notar que elas estão tortas, em especial a primeira, detalhe que não é comum em instrumentos Custom Shop. 







William de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário